A GRANDEZA É SERVIR


18/10/2009 - 20º Domingo depois de Pentecostes

São Marcos 10: 35-45


Meus irmãos e minhas irmãs a leitura do Santo Evangelho desse domingo nos mostra que a grandeza é servir. Nos mostra que os primeiros serão os últimos, essa leitura nos exorta para que devemos servir a todos sem distinção de raça, nacionalidade, religião e sexo.


Após a comovente predição da morte de Cristo na cruz, São Tiago e São João aproximaram-se com um pedido que foi ao mesmo tempo nobre e fora de propósito. Foi nobre por quererem estar perto de Jesus, mas foi uma hora imprópria para procurar coisas maiores para si próprios. Eles revelaramfé que Jesus estabeleceria seu reino, mas, na verdade, deveriam estar pensando no seu iminente sofrimento. É isso que nos mostra os versículos 35-37.


Nos cersículos 38-39 Jesus lhes faz duas perguntas: “Por acaso vocês podem beber do cálice que vou beber? Podem ser batizados com o batismo com que vou ser batizado? Quando Jeus fez a perfunta a respeito do cálice que ia beber, ele estava se referindo ao seu sofrimento, quando pergunta se eles podem compartilhar de seu batismo, Cristo está se referindo a sua morte. Eles respondem: “Podemos”. Com essa resposta eles professam ser capazes de passar tudo o que Cristo estava para passar e Jesus responde que esvam certos. Sofreriam por causa de sua lealdade a ele e, ao menos, São Tiago seria martirizado como podemos constatar em Atos 12: 2: “E mandou matar à espada Tiago, irmão de João.”


No versículo 40, Jesus continuou a explicar que posições de honra no reino não eram conferidas ilegalmente. Seriam ganhas. É bom lembar que ingresso no reino é pela graça, pela fé, mas posição no reino será determinada pela fidelidade a Cristo.


Nos versículo 41-44 os outros dez discípulos indignaram-se por São Tiago e São João tentarem ultrapassá-los. Mas essa indignação revelou o fato deles terem o mesmo espírito. Isso serviu de ocasião para Jesus desse a mais bela e revolucionária lição a respeito da grandeza. Entre os incrédulos, os grandes homens são os que governam com poder ilegal, que são dominadores e tiranos, ou seja, os grandes homens são aqueles que abusam de sua autoridade. Mas no reino de Cristo é bem diferente, em seu reino a grandeza é marcada pelo serviço. Quem quizer ser o promeiro deveria torna-se servo de todos.


No versículo 45 mostra-nos que o Exemplo Supremo é o próprio Filho do Homem. Ele não veio para ser servido, mas para servir como ele mesmo disse e veio também para dar a sua vida em resgate por muitos como ele fez. Isso quebra a doutrina da predestinação mostrando que ele veio para muitos e não apenas para os escolhidos e eleitos. Pense nisso meus irmãos e minhas irmãs! Ele nasceu miraculosamente, ministrou através de sua forma de viver e deu a sua propria vida na sua morte vicária.


Por fim como já foi mencionado, o versículo 45 é o versículo chave de todo o Evangelho. É a teologia em miniatura, uma vinheta da maior Vida que o mundo há conheceu.



Paz e Bem

Sem. Bruno Leandro

Comentários

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno
resplandeça o rosto DELE sobre ti.

Medite no Salmo 36.8,9

Nele, Pr Marcelo

P.s>> Visite:

http://davarelohim.blogspot.com/

e veja a matéria inédita:

Encontradas moedas egípcias
com a efígie de José