04 de Fevereiro de 2010 - Cornélio, O Centurião (Atos 10)


(MESMO SENDO UM GENTIO, BUSCA A SALVAÇÃO, O QUE NOS MOSTRA QUE TODOS TÊM ACESSO À GRAÇA DE DEUS)

...At 10.1-8, "1 E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana, 2 Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. 3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. 4 O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; 5 Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. 6 Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. 7 E, retirando-se o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus criados, e a um piedoso soldado dos que estavam ao seu serviço. 8 E, havendo-lhes contado tudo, os enviou a Jope".

1. Em Cesaréia, sede do governo romano para a região da Palestina, vivia o centurião Cornélio. A coorte era um regimento do exército romano que correspondia à décima parte de uma legião. Como uma legião era composta de 6.000 soldados, os soldados que estavam sob o comando de Cornélio perfazia um total de 600.

a. Esse militar não praticava a idolatria, mas temia o Deus dos judeus. Abominava a pluralidade de deuses, a imensidão de ídolos e a imoralidade da religião de seu povo. Conhecendo o judaísmo, adotou-o. O judaísmo era a única religião daqueles dias que prestava culto ao Deus verdadeiro.

b. Cornélio absorvera até mesmo alguns dos bons hábitos e costumes da religião dos judeus, como as orações em horas específicas, as esmolas e a instrução religiosa da família.

2. Orando às três da tarde e, quem sabe, refletindo sobre a salvação, Cornélio teve uma visão. Um anjo apresentou-se a ele, e lhe deu conta do agrado de Deus, em relação às suas boas obras, especialmente esmolas e orações.

a. Como a prática de oração e de esmolas não são suficientes para a salvação de uma alma, Cornélio foi instruído pelo anjo que mandasse buscar em Jope um homem de nome Pedro e este lhe daria a orientação de que necessitava para alcançar a salvação de Deus. A Palavra de Deus nos mostra esta verdade na carta de Paulo aos efésios, Ef 2.8-9, "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie".

b. O que podemos observar nesta experiência é o fato de que Deus usa homens, para levar sua Palavra a outros homens. Embora o anjo pudesse falar palavras de salvação a Cornélio, este não era seu ministério. Quem anuncia a mensagem do Evangelho a um homem é outro homem, I Pe 1.12, "Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o Evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar".

3. Ao mesmo tempo em que Cornélio recebia a visão e a ordem para ir ao encontro de Pedro, Pedro também estava sendo preparado por Deus para esse encontro.

a. O fato de ter-se hospedado em casa de um curtidor indicava um progresso na libertação de preconceitos, At 9.43, "E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor".

b. O ofício de curtidor era profissão considerada imunda pelos judeus por causa do contato com sangue e cadáveres de animais. Por isso a casa ficava à beira-mar.

4. A verdade principal desta primeira verdade é a salvação pode ser buscada por qualquer pessoa, não importando sua raça, cor, posição social, sexo, etc. ...

http://www.proveg.com.br/igrejabatista/sermoes/cornelio_o_evangelho_alcanca_os_gentios.htm Pr. José Antônio Corrêa


Texto extarído do site: www.revjbs.com.br

Comentários

Meus irmãos temos que rever urgentemente nossa pregação. Pois Jesus não disse: Que maravilha Davi matando Golias. E nem que coisa linda Elias matando os profetas de baal. Mas Jesus em Mateus cap. 5, disse: E Davi deveria ter doado sua vida por Golias. E Elias deveria ter oferecido sua vida pelos profetas de baal. Mateus 5,37 e Isaias 5,20. Coragem irmãos.