INGLATERRA - METODISTAS DECLARAM "ESTAMOS PRONTOS PARA NOS FUNDIR COM A IGREJA ANGLICANA"


A Igreja Metodista está preparada para ser absorvida pela Igreja (Anglicana) da Inglaterra, se esse for o preço para a a unidade, disse ontem a principal figura da metodista. O Rev. David Gamble, presidente da Conferência Metodista disse ao Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra, reunida na Church House, Westminster: “Estamos preparados para deixar de existir, não porque estamos declinando ou falhando na missão, mas para o bem da missão. Os metodistas estão preparados para mudar e mesmo deixar de existir como uma Igreja em separado”, se isso servir às necessidades do Reino de Deus.


A Igreja da Inglaterra e os Metodistas têm flertado com a reconciliação desde o seu divórcio dois séculos atrás. Conversações entre as duas Igrejas começaram em 1960, mas uma tentativa de unidade em 1972 falhou na última hora por causa da oposição da corrente anglo-católica dos anglicanos. Levou uma geração para que os metodistas se recuperassem da humilhação, após terem votado pela união.

Agora, com apenas 265.000 membros, e caminhando para a extinção em algumas gerações, eles estão desejosos de tentar de novo. Por sua vez, a Igreja da Inglaterra também está diante de um acentuado declínio, tendo apenas 960.000 adoradores mensais, e a vinda dos metodistas seria um grande reforço.


Fonte: www.anglicans.org




Li este artigo em : Diocese do Recife - Igreja Episcopal Anglicana do Cone Sul da América



Secretaria Diocesana Anglicana de Comunicação Social

Comentários