A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM


28/03/2010 - Domingo de Ramos

São Lucas 19: 29-40


Meus irmãos e minhas irmãs a leitura do Santo Evangelho de hoje começa nos mostrando que era o domingo antes da crucificação de Jesus Cristo. Jesus se aproximara da ladeira oriental do monte das Oliveiras indo a Jerusalém. Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, ele enviou dois dos seus discípulos a uma aldeia para achar um jumentinho para sua entrada em Jerusalém. Ele lhes disse exatamente onde achariam o animal eo que os donos diriam. Depois que os discípulos explicaram sua missão, os donos do jumentinham pareciam dispostos a soltar o jumentinho para uso de Jesus. Talvez tivessem sido abençoados anteriormente pelo ministério do Senhor e ofereceram ajuda a qualquer hora que Ele precisasse.

Os discípulos fizeram uma almofada ou sela para o Senhor com as suas próprias vestes. Muitos estendiam no caminho as suas vestes perante Ele ao aproximar-se do sopé ocidental do monte das Oliveiras, em direção a Jerusalém. Depois, unanimente, os muitos discípulos de Jesus Cristo passaram, jubilosos a louvarem a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Eles o aclamaram como Rei de Deus e salmodiaram que o efeito da sua vinda foi paz no céu e glória nas maiores alturas! É significativo que eles tenham clamado Paz no céu em vez de "Paz na terra". Não poderia ter paz na terra porque o Principe da Paz fora rejeitado e logo morreria. Mas haveria paz no céu como resultado da morte iminente de Cristo na cruz do Calvário e a sua ascenção ao céu.

Por fim, os fariseus estavam indignados por Jesus ter sido honrado publicamente dessa maneira. Eles sugeriram que Ele deveria repreender seus discípulos. Mas Jesus respondeu que tal aclamação era inevitável. Se os discípulos não fizessem assim, as próprias pedras fariam! Assim, Jesus Cristo Repreendeu os fariseus por serem mais duros e indiferentes que pedras inanimadas.


Paz e Bem
Sem. Bruno Leandro

Comentários