08 de Março de 2010 - William August Muhlenberg, Presbítero, 1877


William Augustus Muhlenberg nasceu na Filadélfia em 16 setembro de 1796, de uma distinta família luterana alemã. Atraído para a Igreja Episcopal pelo uso da língua inglesa, foi Ordenado em 1817. Era entusiasta das Escolas Dominicais, visando alcançar a todas as camadas sociais. Escreveu hinos e compilou hinários, expandindo a hinologia nas celebrações. Em 1828 fundou e por vinte anos dirigiu o hoje Instituto São Paulo, em Nova York., voltado para o ensino dos jovens, usando a prática salutar das celebrações eucarísticas semanais, com ênfase para as grandes doutrinas da Graça e da Justificação pela Fé.

Como extensão do seu Ministério, foram criadas escolas e hospitais religiosos, sempre visando os menos favorecidos. Em 1846 fundou a igreja da Sagrada Comunhão, em Nova York, cuja Igreja era dotada de uma escola paroquial para as crianças pobres e um sistema de amparo aos desempregados. Dizia-se um “católico evangelical". Faleceu em 8 de abril de 1877.


Fonte: http://www.satucket.com/lectionary/WAMuhlenberg.htm / by James Kiefer / Livre tradução e adaptação do Revdo. JBS/TSSF/BA. Mar2006


Li este artigo no Site do Reverendo Josafá Batista

Comentários