ESQUISITICES DA MÚSICA GOSPEL: DANÇA PROFÉTICA


Por Renato Vargens

Uma das mais marcantes características litúrgicas das igrejas neopentecostais são os grupos e ministérios de dança. Do Oiapoque ao Chuí tornou-se comum encontrar nas comunidades evangélicas grupos coreográficos que dançam em meio ao louvor. Mediante passos coreografados, roupas extravagantes e esvoaçantes, além de variados acessórios, rapazes e moças dançam de forma esfuziante enquanto o povo de Deus entoa canções a Deus.

Bom, antes que seja apedrejado pelos bailarinos de plantão, quero afirmar que acho a dança uma arte belíssima, e que acredito piamente que possua o seu lugar e espaço no cenário evangélico. Entretanto, colocar a dança em meio à adoração é no mínimo mau gosto. Ora, para inicio de conversa o momento de adoração deveria ser única e exclusivamente para adorar a Deus e não para a apresentação de grupos artísticos. Para piorar a situação algumas das danças em questão são absurdamente sensuais, de péssima coreografia e com uma roupa que faz inveja a qualquer concurso brega deste pais.

Se não bastasse essa esquisitice toda, os que advogam o ministério de dança o fazem afirmando que quando dançam, agem profeticamente. Como não poderia deixar de ser, os bailarinos gospel forçam uma intrepretação biblica fundamentando sua prática em textos do Antigo Testamento, como por exemplo, os episódios ocorridos a Miriã e David respectivamente. No novo Testamento encontram base para o seu comportamento ao afirmarem que João Batista estremece e salta de alegria no ventre de sua mãe ao sentir a presença do Messias. Além disso, afirmam que a Igreja nasceu em Jerusalém, não em Roma e em virtude disto podem dançar com liberdade.

Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Não sou contra a dança, desde que seja feita de forma contextualizada e fora do momento de louvor com musica. O que não dá, é no meio da adoração, tirarmos a atenção daquele que nos salvou focando num bando de dançarinos despreparados, achando que aquilo que fazem é expressão de arte. Ora, se querem dançar, que o façam em momentos diferentes através de ritmos diferentes e com roupas menos esquisitas.

Pois é, como já escrevi anteriormente, parece que nos últimos anos a igreja se perdeu no caminho em direção ao trono do Altíssimo. Definitivamente a coisa está feia! Minha oração é que o Senhor nosso Deus nos reconduza a sala do trono e que lá possamos adorá-lo integralmente entendendo assim, que a glória, o louvor, a soberania pertence exclusivamente a Ele.

Pense nisso!

Comentários

Alessandra disse…
irmão,a dança pode ser-por mais brega que seja a roupa-mais edificante que este texto fermentativo que vc escreveu.Não critique,edifique,deixa a luz de Deus brilhar em vc.Falar mal do ministério alheio pode até dar ibope no universo blogueiro,mas a casa dividida não prospéra.
Romanos 14:4 Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
quem tem ouvidos...ouça.Graça e paz.
Paz de Cristo Irmã Alesandra. Fico feliz em receber seu comentário. Queria só fazer uma pequena correção à respeito do post que eu coloquei. O texto é do Rev. Renato Vargens e não meu. Eu não vejo esses tipos de dança como algo bom para a igreja de Cristo. Precisamos de outra REFORMA urgente. O texto citado de Romanos tem iniciativa no versículo 1 que nos mostra que o primeiro princípio é poder ter comunhão mesmo sem concordar sobre algumas questões. Por isso repito: NÃO CONCORDO COM O MUNDO GOSPEL, TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, NEO PENTECOSTALISMO e diversas outras coisas. Devemos criticar o que tá de errado na Igreja para que possa ser combatido. Tito capítulo 1 verso 7-9 diz: "Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
mas hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante;
retendo firme a palavra fiel, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para exortar na sã doutrina como para convencer os contradizentes." Esse texto nos fala à respeito de como deve ser os servos do Senhor. Mostra que eles tem que ser apegado à palavra fiel, ou seja, firme na fé. Devemos irmã nos agarrar tenazmente às saudáveis doutrinas espirituais ensinadas pelo Senhor Jesus Cristo e pelos apóstolos, e preservadas no Novo Testamento.Só assim seremos capaz de exortar pelo reto ensino como de convencer os que contradizem a verdade.

Como Seminarista, tradicional e reformado não concordo com esses tipos de coisa.

Paz de Cristo!!
Daniela Talita disse…
Querido irmao vc foi infeliz em seu texto!Péssimo gosto é o seu em ainda deixar em pagina aberta na internet...no minimo nao conhece nada de danaça, muito menos da dança evangélica..que pena ainda ha tempo de se converter e rever seus conceitos...pois Deus está procurando verdadeiros adorares...E lembre-se Deus não muda estilo ele transforma corações!!!
ADRIANA disse…
NÃO CONCORDO COM VC, ACHO QUE SE VC ANDA PERCEBENDO ROUPAS BREGAS E ESQUISITAS NA IGREJA, É PORQUE TÁ INDO COMO ESPECTADOR E NÃO COMO ADORADOR, QUANDO DANÇO SÓ VEJO JESUS NA MINHA FRENTE E MAIS NINGUÉM, SINTO A PRESENÇA DELE RECEBENDO MINHA ADORAÇÃO EM FORMA DE GESTOS E EXPRESSÃO CORPORAL, POIS FOI PARA ESSE MINISTÉRIO QUE JESUS ME CHAMOU, E FOI EM SONHO, NUNCA IREI ESQUECER, ENTÃO COMO PODE VC ACHAR QUE PODE FAZER AVALIAÇÃO DA FORMA DE ADORAÇÃO DAS PESSOAS, SE EU SINTO A PRESENÇA DELE BEM PERTO DE MIM. BUSQUE DO ESPÍRITO SANTO MAIS ENTENDIMENTO E PARA DE JULGAR O MINISTÉRIO ALHEIO, QUANTO A SENSUALIDADE DE MUITOS DANÇARINOS: ORE POR ELES, E FECHE OS OLHOS QUANDO FOR ADORAR, ASSIM VC NÃO IRÁ PECAR. PENSE NISSO MEU IRMÃO...
Anônimo disse…
Olá, Bruno!
Você não é a favor da dança na igreja porque no momento da adoração você não o faz, porque está analizando os mínimos detalhes da adoração de outros?
DONNA ROSA disse…
MEUS QUERIDOS, ESTAMOS Á PORTA DO ARREBATAMENTO DA IGREJA, OS SINAIS ESTÃO CLAROS PARA QUEM QUISER VER, VAMOS NOS PREOCUPAR EM PREGAR O EVANGELHO DE CRISTO, POIS INFELIZMENTE SÃO MUITOS OS QUE AINDA NÃO CONHECEM A PALAVRA DE SALVAÇÃO.
DANÇA,TEOLOGIA DA PROSPERIDADE,ETC,ETC.
VAMOS NOS UNIR EM ORAÇÃO E FAZER O QUE NOS FOI ORDENADO, IR E PREGAR O EVANGELHO.
QUE DEUS OS ABENÇOE.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Graça e Paz irmãos!
Irmão Bruno Leandro para não postar como anônima, meu nome é Caroline Peixoto. Não estou aqui para convencê-lo e nem a ninguém, pois quem convence é o Espírito Santo de Deus.
Gostaria apenas de esclarecimentos sobre o texto escrito por Renato Vargens e sobre suas postagens anteriores.
Por isso pergunto: porque não valorizar o antigo testamento, além do novo se o próprio Senhor Jesus disse que veio para cumprir as Leis e os Profetas? Porque nós hoje não podemos dançar ao Senhor Jesus se Miriã dançou porque Deus livrou o povo da perseguição de Faraó, se Davi dançou ao Senhor quando a Arca foi trazida de volta ao templo?
Davi e Miriã dançaram diante de toda congregação em agradecimento a Deus por livramento e benção.
Em Salmos 150: 4 diz: Louvai-o com adufes e danças, louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
Porque podemos louvar ao Senhor com instrumentos de corda como violão, contrabaixo, guitarra e outros instrumentos e não podemos louvá-lo com o instrumento que naturalmente nos foi dado, o nosso corpo, pois nele há ritmo. Pense nas palpitações de nosso coração, elas não seguem um ritmo? Porque não usarmos o que nos é dado para que vidas sejam alcançadas?
Então não devíamos usar nenhum instrumento musical, pois a música também está citada no antigo testamento.
Falo por experiência própria. Converti-me através de um louvor com danças. Eu vi tanta expressão do amor de Deus nos gestos de alguns adolescentes que fiquei constrangida e acabei fazendo parte de um ministério assim. Fui evangelizada por meio da dança!
E para esclarecer dança só é um ato profético ou é considerada profética se for tida assim em um evento profético onde líderes, como pastores, ordenam o ato profético que é feito por toda a Igreja.
A dança em meio à adoração é louvor como em salmos 150: 4!
Que Deus os abençõe!
Anônimo disse…
A paz do Senhor a Palavra de Deus é bem clara quando nos diz no salmos 150 que devemos louvar ao Senhor por seus feitos poderosos louva-lo com harpas, lira trombeta e com DANÇAS....me desculpe mas vc pelo seu comentário tem que aprender muita coisa ainda. Deixe o Espirito Santo te conduzir e quando vc deixar de ser natural e começar a viver o sobrenatural de Deus ai vc vai entender o que é dançar pra o Senhor Jesus...
Daniela Silva disse…
A oaz do Senhor!! Cada um tem a sua opinião!!mais eu acho que os ministérios das igrejas danção com a intemssão de levar asua adoração a Deus não,levando para o lado da senxualidade...já dançao a 2 anos em um ministério e para mim e para meu amigos que danção junto comigo,a dança é uma forma de adoração sim.e as roupas são desse jeito esquisitas para nãão levar a lado da senxualidade,mas sim para agradar a Deus...e se não sabes ficar falando mal da dança não adianta nada pois só vais consiguir visitante nesse blog,nao asatisfação de Deus

OBS: quem dança com senxualidade não conhece a palvra de Deus e não tem amor pelo que faz...moder
Daniela Silva disse…
A paz do Senhor!! Cada um tem a sua opinião!!mais eu acho que os ministérios das igrejas danção com a intemssão de levar asua adoração a Deus não,levando para o lado da senxualidade...já dançao a 2 anos em um ministério e para mim e para meu amigos que danção junto comigo,a dança é uma forma de adoração sim.e as roupas são desse jeito esquisitas para nãão levar a lado da senxualidade,mas sim para agradar a Deus...e se não sabes ficar falando mal da dança não adianta nada pois só vais consiguir visitante nesse blog,nao asatisfação de Deus

OBS: quem dança com senxualidade não conhece a palvra de Deus e não tem amor pelo que faz...moder
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Irmãos gostaria de contar a todos o meu testemunho! Assim como o autor, tbm não convordava com danças no periodo do louvor, ainda mais grupos inteiros que dançavam sem um roteiro e se errassem ainda faziam daquilo motivo de piada. Por isso sempre atendi ao meu chamado mais na parte de coreografias evangelísticas, daquelas que se tem um mini teatro nelas. Mas na minha antiga igreja haviam vários grupos de coreografia, e alguns infelizmente competiam uns com os outros, então o pastor proibiu e eu fiquei parada por uns 3 ou 4 anos, neste periodo fiz algumas aulas de dança, eu sabia que meu ministério não era banco e que cairia na qualidade de servo mau e negligente de MT 25.26,mas ainda não sabia que seria muito mais profundo do que eu esperava. Até que o Senhor me plantou em outra igreja. É uma igreja que está no inicio, mal tinha o ministério de louvor, mas que tem o Senhor realmente como Rei e Mestre. Depois disto o Senhor me deu um presente que foi me entrege em profecia e derramou sobre meu cabelo uma unção, é unção de cura, me chamou de minha bailarina e disse que eu deviria dançar todas as vezes que o meu noivo cantasse (ele é ministro de louvor). Mas apesar disso eu fugia o quanto podia, pois detestava dançar espontâneo. Até que o Senhor cobrou de mim. Lembro-me como se fosse hoje, O Senhor se irou contra minha vida, disse que quando eu dançava o Espírito se alegrava, mas ali eu havia entristecido o Senhor e ele cobrou o sangue das vidas que iam à igreja e voltavam para casa da mesma forma, era algo que somente eu poderia fazer, nenhuma profecia, unção, pregação poderia fazer... Irmãos o Senhor dá um ministério individual a cada pessoa de acordo com o jeito, com o gosto etc... Hoje sinto uma presença muito grande quando danço espontâneo na igreja. Mas ainda preciso buscar a perfeição que Deus me prometeu que eu chegaria. Busquem a unção a cada dia. Lembrando que todas as coisas devem ser moderadas e inspiradas pelo Espírito de Deus. O Senhor também derramou sobre mim o Espírito de discernimento, por Ele sei exatamente a hora, quanto tempo e quando devo dançar e até o que fazer na dança, já tbm fui inspirada por Ele para dançar, e eu não estava vestida para isso, eu não tinha autorização para dançar ali, mas o Senhor me levou e disse que estenderia o seu cetro de justiça para mim , como a rainha Ester, então me tomou em dança, mal eu podia perceber o que estava fazendo! Irmãos quem somos nós para ficarmos questionando e impondo a forma como Deus age ou não. Deus é Deus e pronto, quanto mais em ministérios alheios, não sabemos se eles estão cumprindo ordem do Espírito. Simplesmente devemos nos submeter ao Senhor em tudo e não agir conforme nossos conceitos. Infelizmente temos muitos ministérios de dança ainda despreparados, que não entendem e nem levam a sério o significado da dança e menos ainda buscam o fazem em santidade. Mas isso não encontramos so na dança, há pastores, cantores, evangelistas, profetas que também se encontram na mesma situação; Quanto a isso devemos orar e ajudá-los . E aos bailarinos, busquem santidade na dança, não apenas nas coreografias como também na vida de vocês. O Senhor quer ter intimidade, busquem ordem, decência, moderação e unção. Façam conforme o Espírito diz e Ele mesmo os justificará. A paz a vos. Espero que tenha ajudado
PS; anônimo foi a unica forma de enviar o post, meu email é cintialia_alc@hotmail.com
Unknown disse…
queridos para falar a verdade.. tdos estão perdendo tempo.. a igreja vem sendo corrompida a 2012 anos esses blogs tem a mesma finalidade.. desacreditar a adoração a Deus.. como outras religiões que pregam um Deus morto e cura através de qualquer coisa menos do Espirito Santo.
Só tenho uma coisa a dizer.. eu adoro ao meu Pai da maneira que Ele decidiu, o Deus que eu sirvo eu acho que não é o mesmo que o seu por que omeu usa as coisas loucas desse mundo para confundir pessoas como vc cheio de sabedoria mais com nenhum entendimento, coloque-se no seu lugar e não de limites as coisas que Deus faz.. !!!!
Helo disse…
A Paz do Senhor..
Sabe, a dança ela é algo que vem de dentro.. assim como no louvor, quando se dança ou canta você não faz isso para você, mas para Deus, muitas vidas são tocadas pela dança.. quantas vezes ja chegaram em nós dançarinas e falaram ''a sua dança me levou mais perto do Senhor'' e a questão é como? Não sabemos, Deus toca em cada um de uma forma diferente, aquilo que Deus tocou nela através da dança foi para poder se aproximar da pessoa.. assim como por exemplo entramos em unção e passamos o véu sobre as pessoas e elas recebem o Espírito Santo.. antes de criticar, pare, analise, e veja o que a dança faz.. nada é para engrandecer a nós, mas sim apenas Deus, SINTA a dança.. ela não é feita para ser elogiada, mas para ser sentida =D