OS APÓSTOLOS: É POSSÍVEL HAVER APÓSTOLOS NOS DIAS DE HOJE?


Estamos vivendo um tempo em que a moda dos “homens de Deus” é de auto intitular-se apóstolo. Mas será que realmente existe apóstolo nos dia de hoje? Qual será os requisitos para ser apóstolo?

Os apóstolos cristãos foram homens judeus que teriam sido enviados (como indicado pela palavra grega ἀπόστολος, apóstolos) por Jesus para pregar o Evangelho, inicialmente apenas aos judeus e depois também aos gentios, em todo o mundo.

A teologia reformada nega a possibilidade de existência de apóstolos investidos de autoridade nos dias de hoje. No entanto algumas tracições que se dizem cristãs ordenam pessaoas ao apostolado.

As Sagradas Escrituras emprega o termo “apóstolo” com dois sentidos diferentes. Por um lado, a designação se aplica a um dos “DOZE”, isto é, do grupo inicial de doze discípulos escolhidos por Cristo (Mt. 10. 2-4), considerando a substituição posterior de Judas Iscariotes por São Matias (At. 1. 15-26) e o acréscimo de São Paulo (p. ex., Tt 1. 1). Esse modo de uso se refere ao ofício de apóstolo comissionado por Deus investido de autoridade e de poder de realizar milagres e é o sentido mais comum no Novo Testamento. O termo “apóstolo” é empregado com essa acepção nas passagens que descrevem os requisitos para o apóstolado (At. 1. 15-26; I Co. 9. 1-2; 15. 7-8; II Co. 12. 12; Gl. 1. 1), ou seja: ter visto e sido ensinado por Jesus (At. 1. 10-26; I Co. 9. 1; Gl. 1. 11-18); realizar sinais, prodígios e milagres (II Co. 12. 12); e ter recebido a comissão direta de Deus (At. 1. 24-26).

Qualquer pessoa que não cumpra tais requisitos não é um apóstolo; é um impostor. Ap 2.2; II Co 11.13-15; II Tm. 3. 13.

Hoje em dia não temos tais pessoas com esses tipos de requisitos. Os muitos apóstolos que vemos hoje dizem, fazem e pregam coisas absurdas. Esseis tipos deturpam as passagens bíblicas para satisfazerem seus desejos pessoais. Nunca vi São Paulo, São Pedro, São Matias e os demais apóstolos envolvidos em escandâlos, com dinheiro escondido dentro da Bíblia para entrar irregular em outro país.

A falsa apóstola Valnice Milhomens em seu programa da antiga Tv Manchete disse que Cristo voltaria num dia de Sábado no ano de 2007 (para ver este vídeo click aqui). Agora o tal apóstolo Doriel de Oliveira da Igreja Casa da Benção estará promovendo um congresso em que diz que Deus irá revelar coisas sobre o arrebatamento. Isso já foi feito no ano de 66-95 d.C. ao verdadeiro apóstolo São João no livro do Apocalipse.

Devemos acabar com essa mentirada desses senhores que se intitulam apóstolos sem ser, pois quem sofre com isso é o corpo, ou seja, a verdadeira igreja de Cristo. Pois na igreja de Cristo não pode existir mentiras e esses mentirosos usurpadores tem que ser banido do reino de Deus (só teriam vez no Reino de Edir Macedo).

Por fim quero listar os verdadeiros requisitos para ser apóstolo. Se tiver alguém na terra com esses requisitos por favor me avise pois ainda não vi e não conheço:

  • Viu o Senhor. 1 Co 9.1;

  • Foi escolhido e enviado pelo Senhor Lc 6.13; Jo 6.70; At 9.15; 22.213;

  • Testemunhou Sua ressurreição At 1.22; 1 Co 15.8,15;


  • Lançaram e formaram o alicerce da Igreja, da qual Jesus é a Pedra angular 1 Co 3.10; Ef 2.20.

Sem esses requisitos não se pode dizer que é apóstolo.


Paz e Bem
Sem. Bruno Leandro

Comentários