O SANGUE DE CRISTO FOI POR TODO MUNDO?


“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Único Filho para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna”. João 3:16.

  • Deus amou o mundo, deu seu único filho para salvar todo o mundo, certo? ERRADO!
  • O versículo diz: TODO AQUELE QUE NELE CRÊ! E quem irá por ventura crer em Jesus?
Segundo as palavras do próprio Jesus Ele não veio derramar seu precioso sangue por todos, apesar de seu Sangue ser suficiente para todo o mundo. Vejamos:

“Todo que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade Daquele que me enviou. E a vontade do que me Enviou é esta: Que Eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que Eu o ressuscite no último dia.” João 6: 37 a 39.

  • Então o que vejo: seu Sangue é suficiente para todo o mundo, mas Cristo só ressuscitará aos que o Pai o deu. Estes virão a Ele e serão ressuscitados no último dia.
  • Ou seja, o Sacrifício de Cristo foi pelos que o Pai o deu. Aos eleitos, estes (que o Pai o deu) de modo nenhum o lançarei fora.
Sei que muitos discordam desta doutrina, mas ela é bíblica. O que dizer quanto ao que diz em Salmos 139:15?

“Os Teus olhos me viram substância ainda informe, e no Teu Livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados pra mim, quando ainda não havia nenhum deles.”

Presciência? Deus, sabendo que num futuro... Eu aceitaria, “resolveu” escrever os meus dias ANTES QUE NENHUM DELES AINDA EXISTIA! NÃO!!! Não fala de presciência, fala de eleição.

Quando Deus disse que Adão não poderia comer da arvore do conhecimento do bem e do mal, ele impôs uma pena para a desobediência desta ordem: A MORTE! Tanto física tanto espiritual. E foi isto que aconteceu.

Morte é separação de Deus. Adão foi expulso do Jardim do Édem, ou seja, separou-se de Deus, e uma vez estando separado (morto) sua carne só penderia para o mal, ou pecado. Pois nós, estando mortos, (com a queda de Adão, como seus descendentes caímos todos) não temos condições nenhuma, a mínima sequer de buscar a Deus por nossa própria vontade. É isto que diz o texto de João. Vejamos outros textos:

“Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isto é que o mundo vos odeia.” João 15:19.

“Manifestei Teu Nome aos homens que todo do mundo me deste. Eram teus e tu mos deste; e guardaram a tua palavra. Agora sabem que tudo que me deste provem de Ti; porque Eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que Saí de Ti, e creram que Tu me Enviaste. Eu rogo por eles, não pelo mundo, mas por aqueles que tens me dado, porque são Teus.”João 17: 6 a 9.


“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos irrepreensíveis diante Dele em amor; e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua Vontade, para o louvor da Glória da sua Graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado...” Efésios 1: 4 a 6.

“Como está escrito: Amei a Jacó, e aborreci a Esaú. Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me prouver ter compaixão. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia. Pois assim diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: Para em ti mostrar o Meu Poder, e para que seja anunciado o Meu Nome em toda terra. Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.” Romanos 9: 13 a 18.
  • Amei Jacó e aborreci a Esaú... Isto desde o ventre! Que pecado teria cometido Esaú para ser reprovado? Ou que pecado iria cometer? Talvez o de vender sua primogenitura?
  • E quanto a Jacó? Enganou ao pai, isto com a co-participação da mãe, sem ela talvez o “inocente” Jacó não teria conseguido. E ainda usou de má fé com o sogro... Então? Não teria Deus que ter feito o contrário? “Amar a Esaú e desprezar a Jacó?”
  • Mas Deus tem Misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece. Trata-se de eleição e preterição, nada mais.


Poderia me delongar mais e discutir outros tantos textos, mas vamos deixar para cada dia sua luta e vitória. É uma doutrina um tanto quanto complicada aos que já se habituaram ao evangelho de pregadores que dizem: “faça a sua parte que eu te ajudarei.” Algo que não está nas escrituras, mas enfim, que Deus nos dê entendimento à luz do Espírito para que possamos entender e aceitar a sua vontade. Mas quero ressaltar a Graça infinita de Deus que por sua Vontade decidiu Nele, resgatar a uns, não por merecimento nosso, mas por sua infinita Graça (redundantemente falando) e a outros decidiu Nele não regenerar, e não dar a Cristo, manifestando assim, sua Justiça, A JUSTIÇA!


Soli Deo Glória

Anderson Luiz de Souza


Comentários