JESUS A LUZ DO MUNDO


03/04/2011 - 4º Domingo da Quaresma

São João 9: 1-13(14-27)28-38

O Santo Evangelho de hoje nos mostra que Jeusu recupera a vista de um cego de nascença. Os discípulos perguntaram a Cristo se ele rea cego por conta dos seus pecados ou dos seus pais. A resposta de Jesus foi que não ele não tava pagando pecados de seus antepassados e muito menos dele, ele estava cego para que a obra de Deus se manifestasse. Essa resposta de Jesus quebra totalmente a idéia do Neo-Pentecostalismo que diz que temos maldição hereditária e que se estamos doente é porque estamos em pecado.

Essa idéia é totalmente desfeita nas palavras de Jesus. Parece que os Neo-Pentecostais nunca leram á respeito desses texto. Pois não existe maldição hereditária, pois sendo assim, eu teria que pagar pecados do meu pai, de minha mãe, dos meus avós e ai por diante. Essa doutrina parece mais espiritismo do que Cristianismo Evangélico. Mas ai Jesus com a resposta que deu mostra aos discípulos que Deus faz do Jeito que quer com quem ele quer.

Esse milagre representa também que Jesus é a luz do mundo. Jesus pode nos curar da cegueira espiritual que vivemos quando estamos na nossa natureza decaída e corrupta, mas quando ele nos resgata para sermos seu essa cegueira é curada imediatamente.

Jesus poderia ter dito ao cego que ele ficasse curado imediatamente, mas não foi o que fez Jesus. Ele cuspiu na terra e fez lodo e passou nos olhos do cego mandando ele se lavar no tanque de Siloé. O Comentário Bíblico Popular de William MacDonald nos mostra o seguinte: Que não nos é dito que Jesus misturou terra e saliva e pôs nos olhos do cego. O mesmo comentário Bíblico mosta também que alguns tem sugerido que o homem não tinha os globos oculares e que o Senhor Jesus simplesmente os criou. Outros sugerem que, ao dar vista ao cego, o Senhor Jesus geralmente usava métodos menosprezados aos olhos do mundo. Ele usava coisas fracas e insignificantes na realização de seus propósitos. Ainda hoje, a fim de dar visão aos espiritualmentes cegos, Deus usa hoemns e mulheres fitos do pó da terra.

O senhor ainda invocou a fé do homem cego mandando ele se lavar em um tanque que se chamava Siloé. Mesmo sendo cego o homem sabia a localização do tanque e era capaz de fazer tudo o que Jesus tinha mando ele fazer. Quando se lavou o cego voltou imediatamente a enxergar. Que grande milagre e que aligria esse homem estava sentindo. Poder ver novamente e todos ficaram admirados e outros não acreditavam nesse milagre quer é o caso dos fariseus.

Os fariseus e o povo perguntava como isso teria acontecido, ele respondeu que não sabia só sabia que um hoeme chamado Jesus de Nazaré tinha colocado lama em seus olhosa e tinha mando ele se lavar no tanque de Siloé. Depois os fariseus o acusaram de ser díscipulo de Cristo.

Uma das partes importantes do diálogo entre o cego e os fariseus é quando os fariseus dizem que não sabem quem é Jesus , pois só conheciam a Moisés. O homem que era cego logo respondeu: Nisto é de estranhar que vós não saibais de onde ele é e contudo me abriu os olhos. O homem com essa resposta deu uma grande demonstração de fé e coragem e os fariseus notaram isso. Muitas vezes temos que demonstrar nossa fé hoje em dia diante de pessoas sem fé e nos envergonhamos.

Quando o homem teve um encontro com Jesus perguntou quem era que tinha lhe curado para que cresse nele. Jesus se apresentou como a pessoa que o curou e o homem lhe adorou. DEvemos fazer o mesmo quando Jesus nos cura de uma cegueira: primeiro temos que crer na cura, depois temos que dar testemunho diante dos homens e depois adora-lo. É assim que deve ser um verdadeiro cristão.


Paz e Bem
Sem. Bruno Leandro

Comentários