09 de Fevereiro de 2012 - John Hooper, 1555


John Hooper, (1495-1500 ca. - 09 de fevereiro de 1555) foi um Inglês clérigo, anglicano Bispo de Gloucester e Worcester . Um reformador protestante, ele foi morto durante o Perseguições Marian .

Pouco é certo sobre a vida de Hooper. Hooper é pensado para ter sido nascido em Somerset a uma família rica, mas ele pode ter sido nascido e criado em Devon ou Oxfordshire . Ele ganhou seu BA em Oxford em 1519. Ele diz-se que, em seguida, tornar-se um cisterciense monge em Gloucester (o que é problemático, pois não havia casas cistercienses lá e Gloucester Abbey era beneditina ), mas em 1538 um Hooper John aparece entre os nomes dos Frades Preto em Gloucester e também entre os Frades branco em Bristol que se renderam suas casas para o rei. A John Hooper foi também cânone de Wormesley Priory , em Herefordshire , mas a identificação de qualquer um desses com o futuro bispo é duvidosa. Ao contrário, ele parece ter sido em 1538 reitor da Liddington , Wiltshire , um benefício em Sir Thomas Arundell 'dom s, embora ele deve ter sido um titular não-residente. Greyfriars O "Chronicle diz que Hooper foi "em algum momento um monge branco " , e na sentença pronunciada contra ele por Stephen Gardiner ele é descrito como "olim monachus de Cliva Cisterciensis Ordinis", ou seja, dos cistercienses casa de Cleeve Abbey , em Somerset . Por outro lado, ele não foi acusado, assim como outros bispos casados ​​que tinham sido monges ou frades , de infidelidade ao voto de castidade, e suas cartas a Heinrich Bullinger são curiosamente reticente sobre essa parte de sua história. Ele fala de si mesmo como sendo o único filho e herdeiro de seu pai e, como medo de ser privado de sua herança, se ele adotou a religião reformada.

Antes de 1546 Hooper havia conseguido emprego como mordomo na casa de Arundell. Hooper fala de si mesmo neste período como sendo "um cortesão e vivendo muito de uma vida na corte no palácio do nosso rei." Mas ele por acaso sobre alguns dos Zwingli 's obras e comentários Bullinger sobre as epístolas de São Paulo que provocou uma conversão evangélica. Depois de alguma correspondência com Bullinger sobre a legalidade de cumprimento contra a sua consciência com a religião estabelecida, e após alguns problemas na Inglaterra ca. 1539-1540 com Stephen Gardiner , bispo de Winchester , a quem se referia Arundell-lo para fora de preocupação para seus pontos de vista novo, Hooper determinado a assegurar que a propriedade que podia e se refugiar no continente em Paris por um período indeterminado de tempo. Hooper voltou para a Inglaterra para servir Sir John St Loe , condestável de Thornbury Castelo , Gloucestershire , sobrinho do Arundell.

Hooper achou necessário deixar para o continente novamente, provavelmente em 1544, e ele chegou a Estrasburgo por 1546 no meio da guerra Schmalkaldic quando ele decidiu mover permanentemente a Zürich . Mas primeiro ele retornou à Inglaterra para receber sua herança, e ele alega ter sido duas vezes preso. Em Estrasburgo em 1547 novamente cedo, ele se casou com Anne de Tserclaes (ou Tscerlas), um belga na casa de Jacques de Bourgogne, seigneur de Falais. Ele prosseguiu por meio de Basileia para Zurique , onde suas convicções Zwinglian foram confirmadas por relação sexual constante com o sucessor de Zwingli, Heinrich Bullinger . Ele também fez conexões com Martin Bucer , Bibliander Theodore , Grinaeus Simon , e Pellikan Konrad . Durante esse tempo, Hooper publicou uma resposta à minha Senhor dos Wynchesters Booke Intytlyd um Detecção do Sophistry Devyls (1547), A Declaração de Cristo e seu Office (1547), e uma declaração dos Dez Mandamentos Santo (1548).

Não foi até maio 1549 que Hooper voltou para a Inglaterra. Lá ele se tornou o campeão principal da Suíça Calvinismo contra a luteranos , bem como os católicos romanos , e foi nomeado capelão Edward Seymour, 1 º Duque de Somerset , o Lorde Protetor . Hooper, em seguida, teve uma mão na formação do inspirado Zwinglian holandeses e franceses igrejas Estranho no Glastonbury e Londres. Hooper apreciado neste momento uma amizade com Jan Laski e serviu como testemunha de acusação no bispo Bonner julgamento 's em 1549.

Queda de Somerset da posição de poder em perigo de Hooper, especialmente porque ele havia tomado uma parte proeminente contra Gardiner e Bonner, cuja restauração aos seus vê agora estava previsto. John Dudley, conde de Warwick (posteriormente duque de Northumberland), no entanto, superou os reacionários na Conselho, e no início de 1550 a Reforma Inglês retomou o seu curso.

Hooper tornou-se capelão de Warwick, e após um curso de Quaresma sermões antes de o rei lhe foi oferecido o bispado de Gloucester . Isto levou a uma controvérsia prolongada (ver controvérsia paramentos ), em seus sermões diante do rei e em outros lugares Hooper havia denunciado o "paramentos Aarônico" e do juramento dos santos, prescritos no novo Ordinal , e ele se recusou a ser consagrada de acordo com sua . ritos Thomas Cranmer , Nicholas Ridley , Martin Bucer e outros exortou-o a apresentar; confinamento para sua casa por ordem do Conselho mostrou-se igualmente ineficaz, e não foi até ele passou algumas semanas na prisão Fleet que o pai "de não-conformidade "consentiu em obedecer, e Hooper submetidos a consagração com as cerimônias legal (08 de março de 1551).

Uma vez instalado como bispo, Hooper começou a sua missão episcopal com entusiasmo. Sua visitação de sua diocese (impresso em Inglês Hist. Rev. janeiro 1904, pp 98-121) revelou uma condição de ignorância quase inacreditável entre seu clero. Menos da metade poderia dizer que o Dez Mandamentos , alguns nem sequer podia repetir o Pai Nosso em Inglês. Hooper fez o seu melhor, mas em menos de um ano, o bispado de Gloucester foi reduzida para um archdeaconry e adicionado a Worcester , dos quais Hooper foi feito bispo em sucessão ao Nicholas Heath . Ele se opunha ao plano de Northumberland para a exclusão de Mary Tudor do trono;. mas isso não o salvou da prisão rápida, quando ela se tornou rainha.

Ele disse ter sido dada santuário em Sutton Tribunal antes de ser enviado para o Fleet em 01 de setembro sob a acusação de cobrança duvidosa da dívida, a causa real foi a sua estabilidade a uma religião que ainda estava por lei estabelecida. Edward VI legislação "s foi revogada no mês seguinte, e março 1554 Hooper foi privado de seu bispado como um homem casado. Ainda não havia uma lei pela qual ele poderia ser condenado à fogueira, mas ele foi mantido na prisão, o renascimento da heresia atua em dezembro 1554 foi rapidamente seguida pela execução. Em 29 de janeiro de 1555, Hooper, John Rogers , Rowland Taylor e outros foram condenados por Gardiner e degradada por Bonner. Hooper foi enviado a sofrer em Gloucester, onde foi queimado em 09 de fevereiro, encontro o seu destino com coragem e convicção firme inabalável.

Hooper foi o primeiro dos bispos a sofrer porque ele representou o partido de extrema reforma na Inglaterra. Enquanto ele expressou insatisfação com alguns dos Calvin 's escritos anteriores, ele aprovou a Tigurinus Consenso negociado em 1549 entre o Zwinglians e calvinistas da Suíça , e foi esta forma de religião que ele trabalhou para espalhar na Inglaterra contra a vontade de Cranmer, Ridley, Bucer, Pietro Martire e outros teólogos mais conservadores. Ele teria reduzido episcopado com limites muito estreitos, e seus pontos de vista tinha uma influência considerável sobre o Puritans de Elizabeth 's reinado, quando muitas edições de várias obras de Hooper foram publicados. Ele foi notável por sua crença de que um bispo deve observar um voto de pobreza, e demitiu os lucros da Sé de Gloucester para a Coroa. Ele também foi notável por seu senso de justiça social e falou eloquentemente sobre a angústia causada por a crise econômica da década de 1550 no início, ele escreveu a William Cecil alegando que o Conselho tomar medidas sobre o preço de bens essenciais para "todas as coisas aqui ser tão caro que a maior parte da falta de pessoas .... seu sustento e pouco pobres decadência casas diariamente."

Dois volumes de escritos Hooper estão incluídos nas publicações da Sociedade Parker e mais uma edição apareceu em Oxford em 1855. Em 1550 ele traduziu livro 2 de Tertuliano "s" Ad Uxorem "(Para sua esposa), que é a primeira tradução Inglês de qualquer das obras de Tertuliano.


Comentários