BOMBA: ARCEBISPO DE CANTUÁRIA, ROWAN WILLIAMS RENUNCIA


O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Igreja Anglicana, anunciou nesta sexta-feira que abandonará o cargo até o fim de 2012, após um mandato de 10 anos marcado pelas divisões a respeito da ordenação de mulheres e homossexuais como bispos.

Williams, 61 anos, informou que aceitou dirigir o Magdalene College, uma das faculdades da Universidade de Cambridge, a partir de janeiro de 2013.

“Ir embora não é uma decisão fácil. Ainda há muito o que fazer (até o final de 2012), e peço vossas orações e apoio durante este período e além”, disse o 104º arcebispo de Canterbury, em um comunicado divulgado pela residência oficial de Lambeth Palace.

“Tem sido um imenso privilégio servir como arcebispo de Canterbury durante a última década”, acrescentou.

O primeiro-ministro britânico David Cameron parabenizou o papel desempenhado por Williams, que “guiou a igreja durante um período de desafios e mudanças e procurou unificar as diferentes comunidades”.

Lambeth Palace informou que a rainha Elizabeth II, Governadora Suprema da Igreja Anglicana, será a responsável por nomear oficialmente o sucessor, que será eleito pela Comissão de Nomeações da Coroa (CNC).

Afetada profundamente no Ocidente pela descristianização, a Igreja Anglicana está dividida.

De um lado os “liberais”, que defendem posições mais abertas quanto ao aborto e a contracepção, partidários da ordenação de mulheres e homossexuais, assim como do casamento homossexual.

Do outro, os conservadores, para quem que estas posições desacreditam a igreja e são responsáveis pela deserção dos fiéis.

Muitos hierarcas e fiéis anglicanos, principalmente da África, rejeitam a atitude de sua igreja quanto aos homossexuais.

Alguns bispos e sacerdotes tradicionalistas decidiram nos últimos anos abandonar a Igreja Anglicana e unir-se à Igreja Católica.

A Igreja Anglicana se separou da Católica no século XVI, após o papa Clemente VII recusar o divórcio do rei da Inglaterra, Henrique VIII.

As relações melhoraram entre Rowan Williams e o Papa Bento XVI, que dialogam sobre temas como interreligiosidade, crises Humanitários e conflitos.

Durante a sua visita ao Reino Unido em setembro de 2010, Bento XVI multiplicou seus gestos de apaziguamento, assegurando que as duas comunidades “caminhavam juntas e não eram mais concorrentes”.

O arcebispo de Canterbury foi eleito por uma comissão de 16 membros, presidida por uma personalidade nomeada pelo primeiro-ministro britânico, e composta por representantes da diocese de Canterbury, um bispo e um arcebispo de York, número dois da Igreja Anglicana. Este posto é ocupado atualmente por John Sentamu, contrário ao casamento homossexual e originário de Uganda.

A Igreja Anglicana tem atualmente 77 milhões de fiéis em todo o mundo.


FONTE: O DIÁRIO

Comentários